Edifício Cinema Europa

Sobre o Projeto

O presente projecto incide sobre uma pré-existência, a do antigo Cinema Europa, projecto em 1968, o qual, há muito deixou de servir ao uso licenciado, por clara inviabilidade económica.

Uma das prioridades da proposta agora apresentada é da manutenção da memória de referência deste projecto urbano, no contexto do bairro; por isso, o projecto desenvolve-se a partir da manutenção da memória de referência deste projecto urbano, no contexto do bairro; por isso, o projecto desenvolve-se a partir da manutenção da imagem em alto-relevo da «Europa», no remate do gaveto, como um ícone para memória futura.

Nesta perspectiva desenhou-se um percurso de intervenção cuja fundamentação conceptual se centre na demolição do espaço existente e na sua reconversão, através de um projecto com o piso térreo destinado a comércio e os restantes cinco a uso habitacional.

Pretende-se deste modo potenciar a resposta à alteração de uso preconizada e em simultâneo promover uma requalificação do edificado em termos estético com a inserção de um objecto arquitectónico assente numa gramática contemporânea e dando resposta às exigências de conforto, segurança e qualidade ambiental e vivencial, inerentes a um espaço habitacional.

Neste âmbito, ultrapassou-se substancialmente a dotação regulamentar de lugares de estacionamento afectos ao edifício, de modo a responder também à carência de estacionamento na zona.

A proposta apresentada não altera a cércea existente e, em traços gerais, a fisiografia urbana, mas apresenta vantagens culturais e estéticas evidentes.